Sinalética
Rota Vicentina

Conheça a marcação existente nos trilhos da Rota Vicentina e siga pelo caminho certo!

Trilhos Pedestres

São quatro os tipos de marcas utilizadas nos Trilhos Pedestres da Rota Vicentina: caminho certo, caminho errado e mudança de direcção à esquerda e à direita. A cor varia de acordo com o tipo de trilho.

Caminho Histórico

Caminho errado
Caminho certo

Percursos de BTT & Grande Travessia

A Rota Vicentina também possui mais de 1000 km de percursos cicláveis para BTT, essencialmente no Concelho de Odemira. Cerca de 20% dos percursos encontram-se marcados no terreno.

Área Protegida
Percurso nos dois sentidos
Perigos diversos
Virar á direita
Seguir em frente
Virar á esquerda
Certificado

Centro de BTT homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC)

Orientação

Indicação do sentido a seguir, podendo surgir nas cores: amarelo (percurso BTT), vermelho (Grande Travessia) ou castanho (percursos em áreas protegidas)

Cor do número

Nível de dificuldade do percurso : verde (fácil), azul (moderado), vermelho (difícil) ou preto (muito difícil).

Número

Número do percurso

GT

Grande Travessia

Complementares

De forma a ir ao encontro das necessidades de informação e orientação dos caminhantes, a marcação pode ser complementada com outros sinais, placas direccionais e de aviso, nomeadamente nos pontos de partida e de intersecções com outros percursos.

Painéis

Os painéis são colocados no início e no final de cada percurso e servem para fornecer um conjunto de informações úteis sobre os trilhos e a região.

Nota:

A manutenção da sinalética dos Trilhos Pedestres da Rota Vicentina é feita regularmente por voluntários e padrinhos.
Caso encontre falhas de sinalética, não hesite em reportá-las através do site ou da APP.

Newsletter

Subscreva aqui a newsletter para manter-se a par de tudo o que acontece na Rota Vicentina.